FAQ UFABC - SISU 2012
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PDPD [+dúvidas]

Ir para baixo

PDPD [+dúvidas] Empty PDPD [+dúvidas]

Mensagem  Felipe B Qua Dez 28, 2011 10:33 pm

Primeiro, muito bom o fórum, parabens pro pessoal.

Bom, esse PDPD dá universidade me interessa muito, mas tenho algumas dúvidas:

Quanto é o valor exato que recebe?
É muito dificil de conseguir?
Realmente é desde o começo ou primeiro é preciso mostrar ser um bom aluno para conseguir?
Já sei que a universidade é bem puxada, com esse PDPD com certeza ficaria mais puxado ainda, será que fica MUITO díficil de conciliar? lembrando que eu não faço nada, não trampo, não faria nada o dia inteiro além de estudar.

São essas as minhas dúvidas, agradeço desde já, se tiverem algo a mais, importante pra se saber, que não foi perguntado por favor podem falar. Very Happy

Felipe B
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PDPD [+dúvidas] Empty RESPOSTA

Mensagem  KatiaGuedes Qui Dez 29, 2011 4:02 am

Oi Felipe!

Vc vai encontrar mtas informações que te interessam no site da pró-reitoria de pesquisa: http://propes.ufabc.edu.br/

Aqui vc acha todas as informações relevantes do PDPD (último edital que foi aberto): http://propes.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12:edital&catid=9:pdpd&Itemid=12

Valor exato da bolsa: R$360,00 mensais

Não é difícil de conseguir, basta ter os requisitos que vc pode ver no edital.

O PDPD é um programa de pesquisa exclusivo para ingressantes, ou seja, vc só pode iniciá-lo assim que entrar na universidade! Os demais métodos de pesquisa são chamados simplesmente de iniciação científica, e podem ser iniciados tempos depois.

Lembrando que vc já deve pesquisar assim que iniciar as aulas (ou já procurar ver as pesquisas em andamento agora, fica melhor pra ti) um orientador que se encaixe no que quer pesquisar.

Se vc pretende estudar bastante todos os dias, é só seguir a grade recomendada de matérias e seu PDPD, que não terá maiores problemas. É puxado sim, mas perfeitamente possível.

Se precisar de ajuda ou maiores esclarecimentos, caso entre mesmo na UFABC pode procurar o DCE (Diretório Central dos Estudantes) no período de matrículas (ficaremos em um local visível para todos nos acharem).

Qualquer outra dúvida, disponha!
KatiaGuedes
KatiaGuedes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

PDPD [+dúvidas] Empty Re: PDPD [+dúvidas]

Mensagem  Rodrigoo Qui Dez 29, 2011 8:34 am

Felipe,

O PDPD é uma chance única de iniciar no campo da pesquisa, principalmente porque já te oferece a chance de ver se realmente é esse campo profisisonal que você deseja.

O acesso ao PDPD não é muito difícil: você procura um professor do campo de pesquisa do seu interesse assim que iniciar suas aulas. Esse professor irá escrever um projeto para você detalhando tudo que será feito durante os 10 meses da pesquisa. A universidade realiza a seleção dos alunos com base no CR (coeficiente de rendimento) que advem das suas notas no primeiro quadrimestre, então se dedique bastante já nesse início (no meu ano de ingresso o CR de corte do PDPD foi 3, elevado tendo em vista que média da universidade é 2).

O PDPD entra em vigor em outubro, mês em que se inicia o pagamento das bolsas de R$ 360 e vai até agosto do ano seguinte. Porém, isso não impede que o professor que for te orientar já comece a te mandar material para estudar antes de outubro.

Logo, esse lance de conseguir levar as matérias mais o PDPD depende muito de quem é seu orientador, do tema e assim por diante. Tem orientador mais exigente, outros mais suaves, e assim por diante. Nada que você não descubra conversando com o professor antes de aceitar entrar no projeto dele.

Qualquer dúvida é só falar!

Abraços,

Rodrigoo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PDPD [+dúvidas] Empty tempo de pesquisa

Mensagem  Felipe B Qui Dez 29, 2011 8:37 am

O link que vc me passou foi muito util, obrigado.
Mas me surgiu outra duvida, quando é decidido quando a pesquisa vai chegar ao fim e ser concluida, quem decidi isso? Tem algo a ver com o tempo de duração do edital?
Deve durar um ano certo? já que cada professor só pode ter 4 alunos nesse PDPD, se continuasse por muito tempo os alunos novos nunca teriam professores suficientes, estou certo?

Felipe B
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PDPD [+dúvidas] Empty Re: PDPD [+dúvidas]

Mensagem  Felipe B Qui Dez 29, 2011 8:40 am

Opa, foi mal, comecei a escrever o post passado antes de ver sua resposta Rodrigo.
Vlws, mas então depois desses 10 meses é obrigado a encerrar a pesquisa, ou eu poderia continuar a mesma pesquisa, ou até mesmo uma nova? continuaria ganhando essa bolsa ou seria como voluntario mesmo?

Felipe B
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PDPD [+dúvidas] Empty Re: PDPD [+dúvidas]

Mensagem  Rodrigoo Qui Dez 29, 2011 11:15 am

Felipe,

Ao término dos 10 meses do PDPD a pesquisa relacionada e esse projeto terminam, e você entrega o relatório com seus resultados.

Porém, se for do seu interesse e o professor tiver disponibilidade vocês podem continuar a trabalhar juntos em uma nova pesquisa, sendo que essa passa a ser uma iniciação científica (PIC/PIBIC). Nesse caso depende, pode ser uma nova pesquisa na mesma área ou uma continuação do PDPD com o mesmo professor (como aconteceu comigo) ou mesmo um novo projeto com um novo professor, fica a sua escolha.

As iniciações científicas já passam por um outro processo de seleção, uma vez que é aberta a todos os veteranos. Daí já surgem outras agências de financiamento da pesquisa, os valores podem ser diferentes, etc... isso você aprende quando já estiver lá dentro.

Se vc entrar na UFABC, uma dica que lhe dou é que na primeira semana de aula (até mesmo no primeiro dia) procure a secretaria da universidade e se inscreva na disciplina "Iniciação a Pesquisa Científica I". É uma disciplina ofertada exclusivamente aos calouros onde se ensina um geral sobre pesquisa, seu funcionamento, agencias de fomento, campos, etc. As vagas são limitadas e costumam acabar rapidamente.

Qualque dúvida, estamos por aqui!

Rodrigoo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PDPD [+dúvidas] Empty Re: PDPD [+dúvidas]

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos