FAQ UFABC - SISU 2012
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é Engenharia de Gestão?

Ir para baixo

O que é Engenharia de Gestão? Empty O que é Engenharia de Gestão?

Mensagem  Samuca Sex Dez 30, 2011 6:14 pm

Eu provavelmente ingressarei na UFABC em 2012, e o meu foco é engenharia. Por isso eu gostaria de saber se Engenharia de Gestão e Engenharia de Produção são a mesma coisa. Se não, qual a diferença, e o que é e onde atua a Engenharia de Gestão?
Obrigado pela ajuda!
Very Happy

Samuca
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é Engenharia de Gestão? Empty Re: O que é Engenharia de Gestão?

Mensagem  timfernandes Seg Jan 02, 2012 12:59 pm

Samuca escreveu:Eu provavelmente ingressarei na UFABC em 2012, e o meu foco é engenharia. Por isso eu gostaria de saber se Engenharia de Gestão e Engenharia de Produção são a mesma coisa. Se não, qual a diferença, e o que é e onde atua a Engenharia de Gestão?
Obrigado pela ajuda!
Very Happy

A Engenharia de Gestão trata do projeto, melhoria, implantação, gestão e gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia para a produção de bens e serviços de modo otimizado. Tem como base conhecimentos e habilidades associadas às ciências físicas, químicas, matemáticas e sociais e utiliza os princípios e métodos de análise da área de engenharia para especificar, predizer, mensurar e avaliar os resultados a serem obtidos por tais sistemas.

Diferente de outras modalidades de engenharia, que têm foco somente em uma parte do sistema, a Engenharia de Gestão foca a integração sistêmica de todos os atores envolvidos no projeto e gestão dos processos de produção de bens e serviços para, por exemplo, construir modelos de gestão para aplicação no processo de tomada de decisão. O curso confere ao futuro profissional condições para colocar em prática os conhecimentos acadêmicos nas indústrias e operações de serviços, com o propósito de oferecer soluções sistêmicas que coadunam com as necessidades do mundo moderno.
As áreas abarcadas pelo curso são: Gestão da Produção e Operações, Gestão da Qualidade, Gestão da Estrutura Organizacional, Engenharia do Produto, Engenharia de Segurança do Trabalho, Pesquisa Operacional, Gestão de Recursos Naturais, Gestão Econômica e Gestão do Conhecimento.
timfernandes
timfernandes

Mensagens : 31
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 31
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

O que é Engenharia de Gestão? Empty engenharia

Mensagem  samuca Qua Jan 04, 2012 6:34 am

Obrigado mais uma vez pela explicação!
Mas só mais um dúvida, a descrição que vc me deu é muito semelhante ou quase que igual a de Engenharia de Produção da Poli por exemplo. Isso significa que eu saiu da faculdade com o título de Engenheiro de Produção pelo CREA? Isso pq eu me preocupo depois com o mercado de trabalho pq todas as outras faculdades chamariam esse curso de engenhria de produção, essa mudança de nome pode ser prejudicial na hora de arrumar um emprego, pq sabemos que o q vai importar mesmo vai ser o título que vai ser coloca no curríulo?!


samuca
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é Engenharia de Gestão? Empty Re: O que é Engenharia de Gestão?

Mensagem  timfernandes Qua Jan 04, 2012 2:36 pm

samuca escreveu:Obrigado mais uma vez pela explicação!
Mas só mais um dúvida, a descrição que vc me deu é muito semelhante ou quase que igual a de Engenharia de Produção da Poli por exemplo. Isso significa que eu saiu da faculdade com o título de Engenheiro de Produção pelo CREA? Isso pq eu me preocupo depois com o mercado de trabalho pq todas as outras faculdades chamariam esse curso de engenhria de produção, essa mudança de nome pode ser prejudicial na hora de arrumar um emprego, pq sabemos que o q vai importar mesmo vai ser o título que vai ser coloca no curríulo?!


Opa, por nada, então, quando eu fui atrás da informação com o pessoal da Eng. de Gestão surgiu essa discussão a respeito de como fica o titulo perante o CREA, pelo que parece por enquanto está como Eng. de Produção.
Está em processo ainda para saber como que o CREA irá reconhecer o curso de engenharia de Gestão. Estamos passando pela mesma situação com o curso de Engenharia de Energia (que parece que no CREA irá constar Engenheiro Eletromecânico) que por serem ambos cursos novos, ainda está pendente a respeito disso. A respeito do nome do curso atrapalhar na mudança, você pode ficar despreocupado... os critérios de avaliação do CREA são pela Grade, horas acadêmicas, etc e é justamente pelas semelhanças com a Eng. de Produção que ele está tendo esse titulo, mas acredito que isso vai mudar em breve...
timfernandes
timfernandes

Mensagens : 31
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 31
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

O que é Engenharia de Gestão? Empty Engenharia

Mensagem  samuca Sex Jan 06, 2012 5:35 am

Hum..entendi, agora ficou mais claro.. só a última dúvida então..qual é o melhor campus entao caso eu faça engenharia de gestão/produção?
Obrigado !Very Happy

samuca
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é Engenharia de Gestão? Empty Re: O que é Engenharia de Gestão?

Mensagem  timfernandes Sex Jan 06, 2012 1:49 pm

samuca escreveu:Hum..entendi, agora ficou mais claro.. só a última dúvida então..qual é o melhor campus entao caso eu faça engenharia de gestão/produção?
Obrigado !Very Happy

Então, no edital eles estão indicando para que a pessoa se matricule no Campus onde será ofertado o seu curso Pós-BC&T/BC&H no caso, a Eng. de Gestão saiu de Santo André e agora está em São Bernardo. Porém, eu acho que isso não fará muita diferença, levando em consideração que você tem no minimo 3 anos pela frente só de BC&T.
timfernandes
timfernandes

Mensagens : 31
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 31
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

O que é Engenharia de Gestão? Empty Re: O que é Engenharia de Gestão?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos